Enfim, o tão esperado sonho da casa própria! Compramos nosso primeiro apartamento depois de muito pensar no assunto, guardar dinheiro e procurar bastante. Quando pensamos em comprar o primeiro lar, é claro que o mais importante foi guardar dinheiro para a entrada, pensar nas parcelas, taxas e outras despesas, mas e depois, como planejar a reforma?
Bom, se você comprou um apartamento novo, como é o nosso caso, aqui vão algumas dicas:
Dicas para por em prática quando receber as chaves da casa ou apartamento novo
Contrate um profissional:
Antes de tudo isso, se for possível para você, vale a pena contratar um profissional de design ou arquitetura. Eles podem acompanhar a obra ou apenas desenvolver o projeto para que você faça a execução sozinho.
Chame a empresa de energia:
Peça a ligação da luz da sua casa assim que possível, pois sem ela fica complicado usar qualquer ferramenta. Além disso, sem ela você só poderá ir até o local para medir, pintar, ver algum detalhe durante o dia.
Novas tomadas:
Verifique todas as tomadas e se será necessário puxar novos pontos de energia. As vezes o local que você planejou colocar a cama ou a televisão não estão
Forro de gesso:
Se optarem por gesso, ele deverá ser o próximo da lista. Algumas pessoas optam por um forro de gesso liso, outros preferem não colocar (o que a princípio é o nosso caso devido ao custo) e outros optam por algum trabalho mais elaborado. Nesse último caso, um projeto luminotécnico vai ser super necessário. Veja uma ideia abaixo:
Pintura:
Agora é a hora de fazer a pintura. Faça alguns testes com as cores que você mais gostar. Porém nunca se esqueça de optar por produtos de qualidade.
Se a pintura do apartamento novo for feita por você mesmo, lembre-se de colocar fitas para proteger portas, janelas, piso se já houver, forro e paredes com troca de cores.
Ar-condicionado:
Verifique se o seu apartamento já possui espera de ar-condicionado. No nosso caso não tinha, portanto tivemos que rasgar as paredes para colocar a tubulação em todos os ambientes.
Escolha do piso do apartamento novo:
Existem muitos tipos de pisos que você pode optar, mas antes de escolher, é necessário pensar em qual a sua necessidade. Por exemplo: pisos laminados são baratos e rápidos de colocar, mas não podem ser molhados. Nesse caso, os vinílicos são mais indicados, porém o ideal é verificar com a loja.
Porém no caso de você escolher utilizar porcelanatos, opte por peças grandes para salas grandes, ou médias para salas menores, como os 60×60.
Móveis planejados ou sob medida:
Os móveis podem ser comprados prontos, mas se for possível, saiba que móveis planejados duram muito mais e atendem melhor as suas necessidades caso sejam bem pensados.
Você pode contratar um projeto personalizado com uma designer, mas também pode ir direto em lojas de planejados para verificar o melhor orçamento e projeto para você.
Agora que toda a base da execução está pronta, você já pode começar a escolher todos os detalhes, móveis soltos, decoração com espelhos, papel de parede, cortinas, tapetes e luminárias soltas até que sua casinha fique com a cara tão esperada!
Acabei de comprar uma casa que necessita muito ser reformada. Contratei uma empresa especializada, porque acho obra uma coisa muito chata rsrs. Gostei das dicas e estarei atenta.
Obrigada!
Camila Antunes