Skip to main content

Dicas para diminuir a conta de água em casa

Quer diminuir o seu consumo de água para diminuir o valor em sua conta no final do mês e ainda ajudar o meio ambiente? Continue a leitura porque há dicas imperdíveis!

A água é um recurso natural não renovável. Além disso, apesar de nosso planeta conter muita água, apenas 2% dela é doce. Não bastasse isso, desses 2%, apenas 0,02% está presente em lagos e rios para que possam abastecer cidades.

Com esses números, já é de se esperar que lugares sofram com a falta de água. Por isso, economizar esse bem tão precioso é muito importante.

Além da importância ambiental, ainda tem a questão financeira. A conta de água está cada vez mais alta. Precisamos reduzir o consumo de água para reduzir nossos gastos.

E, apesar de aparentar ser algo difícil, conseguimos reduzir o consumo de água apenas mudando certos hábitos e fazendo certas adaptações em nosso dia a dia. Não é difícil.

Dicas para diminuir a sua conta de água

Reaproveite a água!

Sim, isso mesmo. Reaproveite a água. E há diversas formas para se fazer isso:

Reaproveite a água da máquina de lavar

A água que é descartada após o enxague das roupas pode ser utilizada para a limpeza. Com ela, é possível que você limpe o chão de sua cozinha ou de sua área.

Para conseguir captar a água do enxágue, basta pegar o cano de vazão e coloca-lo em um balde. Assim que sua máquina expelir a água, ela será armazenada no balde em que você colocou o cano.

Dependendo da capacidade de sua máquina de lavar, é possível economizar até três baldes de água cheio, e isso por lavagem.

Água do ar-condicionado

Sabe aquela água que pinga de seu ar-condicionado? Coloque um balde embaixo da goteira e utilize a água salva no processo.

Reaproveite a água da lavagem de frutas e verduras

Ao lavar suas frutas, legumes e verduras, utilize um recipiente com água ao invés de usar a água corrente. Com isso, depois das frutas, legumes e verduras estarem lavados, você pode reaproveitar a água para outros afazeres.

Economize água com pequenas mudanças

Mude sua maneira de se banhar

Desligue o chuveiro quando você for se ensaboar. Isso fará com que seu consumo de água reduza muito.

Além disso, apesar de ser muito bom e relaxante cantar no chuveiro, escolha outra hora para afinar a sua voz. O tempo gasto no chuveiro é o que mais faz com que o consumo de água aumente. Saiba neste artigo como economizar água no verão.

Utilize um copo ao escovar seus dentes

Pode não parecer, mas quando você utiliza um copo para o enxague de sua boca após a escovação, você acaba economizando cerca de 3 litros de água.

Cuide a maneira de lavar a sua louça

Não lave a louça com a torneira aberta durante todo o processo. Ensaboe a louça com a sua torneira fechada e, após tudo ensaboado, enxágue.

Manutenções em sua casa

Verifique se as torneiras estão vedando bem

Pode parecer pouco, mas uma torneira mal fechada acaba trazendo prejuízos no final do mês.

Verifique possíveis defeitos na descarga de seu vaso sanitário

As vezes é possível de acontecer de a válvula da descarga estar com defeito. Isso faz com que a água fique escorrendo ininterruptamente e, com isso, aumenta o consumo e a sua conta no final do mês.

Atente-se aos vazamentos

Os vazamentos são os vilões da conta de água. Um pequeno furo num cano de água pode ser responsável pelo desperdício de cerda de 3 caixas d’água de mil litros.

Seguindo essas dicas, seu consumo e o preço a ser pago em sua conta de água reduzirão. Agora, lá vai uma dica extra: aproveite a água da chuva.  Espero que você tenha gostado das dicas!

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.