Skip to main content

Baixa pressão de água no chuveiro: como resolver este problema

Você certamente alguma vez já se deparou com a baixa pressão de água no chuveiro quando foi tomar banho? Isso pode acontecer devido a problemas no abastecimento de água da sua rua ou ainda, problemas na tubulação dos imóveis.

A falta de pressão também pode ser provocada pelo redutor, tubulação de poucas polegadas, além de outros fatores como bairros mais elevados ou caixa de água muito próxima do chuveiro, não possibilitando a pressão.

Como são vários os fatores que prejudicam a pressão da água, é importante que você saiba como resolver este problema. Mas se você não sabe por onde começar, não se preocupe observe aqui alguns possíveis problemas e como resolvê-los.

Como resolver a baixa pressão de água no chuveiro

Primeiramente, antes de começar a fazer a manutenção no chuveiro, você deve desligar a chave de energia principal. Depois disso, comece a fazer a manutenção pelo lado mais simples até encontrar o problema que está causando a falta de pressão na água.

Redutor no chuveiro

O redutor é uma peça pequena que geralmente faz parte do chuveiro, ele fica encaixado na saída da água do chuveiro e serve para diminuir o fluxo de água quando a vazão é muito forte.

O seu objetivo é economizar água e proteger o chuveiro em caso de pressão de água excessiva. No entanto, com o passar do tempo é comum que está peça fique entupida por incrustações de calcário e, para resolver isso, você deve remover a peça e fazer um teste no chuveiro sem o redutor antes de limpá-la ou trocá-la por uma nova.

Tubulação obstruída

Geralmente a tubulação de água pode ficar obstruída quando é muito velha ou quando existem incrustações de calcário e eletrólise. Caso seja esse o problema na encanação, é preciso substituir a antiga por uma nova, mas caso a baixa pressão da água no chuveiro seja provocada pela corrosão, é preciso usar um produto ou qualquer outro método específico para este problema.

 Tubulação de pouca polegada

A baixa pressão de água no chuveiro pode ser provocada também pela má instalação dos canos ou manutenção malfeita. Quando a instalação das tubulações e conexões é feita de forma inadequada, seja em um prédio ou em uma casa, é comum que aconteçam vazamentos e o fluxo de água nas torneiras e também no chuveiro seja reduzido. Para resolver este problema, é necessário chamar um encanador experiente.

Instalação inadequada da caixa de água

A caixa de água, quando instalada em uma altura muito baixa é comum que a pressão da água no chuveiro também fique fraca. Em outro caso, se ela for instalada muito alta, talvez não consiga receber boa pressão de água da rua.

Por isso, é importante instalar a caixa em uma altura adequada para que ela tenha pressão para água do chuveiro e ao mesmo tempo, tenha pressão para encher com a água que vem da rua.

No entanto, se você não quer reformar a caixa de água, pode usar um pressurizador no chuveiro da sua casa para aumentar a pressão da água. Se quiser, também pode usar este acessório na caixa de água, mas em ambos os casos é necessário contratar um encanador para fazer esta instalação.

Bairros mais elevados com pouca pressão da água

Em outro caso, a baixa pressão da água tanto no chuveiro quanto nas torneiras, é provocada pelo nível elevado de alguns bairros ou andares mais altos de um edifício.

Isso acontece quando o fornecimento de água está comprometido, sendo oferecido uma vazão de água muito abaixo do necessário para ela chegar até os lugares mais altos.

Neste caso, é necessário usar um pressurizador para a caixa de água ou um pressurizador residencial automático.

Como fazer para aumentar a pressão da água

Antes de fazer qualquer reforma ou procedimento para aumentar a pressão da água da sua casa, observe algumas dicas que podem ajudar a resolver este problema.

 Observe todos os registros de água

Antes de começar qualquer procedimento para tentar resolver a baixa pressão da água no chuveiro, verifique primeiramente se todos os registros de água estão bem abertos.

Abra todos por completo e também abra o registro próximo do hidrômetro de água para tentar resolver o problema.

Observe os canos e conexões

Depois de observar todos os registros, verifique também a instalação hidráulica da sua casa, pode acontecer de ter algum entupimento simples ou má conexão entre os canos.

Se você entende um pouco sobre encanamento, pode resolver o problema sozinho, mas se o problema é mais sério, chame um profissional.

Limpe as torneiras e o chuveiro

Em casos de falta de pressão na água da torneira ou do chuveiro, pode ser ainda alguma obstrução por sujeira que ficou presa no encanamento, neste caso uma simples limpeza pode resolver.

Para isso, basta apenas desmontar a parte entupida, limpar e colocar de volta no lugar. Neste momento, qualquer entrada de ar que também possa ter diminuído a pressão da água, irá sair por completo no ato de reinstalar a torneira ou chuveiro.

Gostou deste artigo? Vários fatores podem prejudicar a pressão da água tanto nas torneiras quanto no chuveiro como você observou, em alguns casos é preciso chamar o encanador para substituir a encanação e demais peças, mas em outros você mesmo pode resolver desde que consiga identificar a razão do problema.

Aproveite e veja dicas de como organizar o banheiro.

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.