Skip to main content

Dicas para ter um cachorro em um apartamento pequeno

Cachorro é tudo de bom, e eles merecem receber todo o amor e carinho que temos para dar. Nós, no ano passado, adotamos uma cachorrinha muito fofa, da qual demos o nome de Luna, um amor em forma de cachorro! Ela atualmente está morando comigo no apartamento da mãe, mas também irá para casa a nova. Nossa adaptação foi simples e fácil, então decidimos fazer um post, para quem como nós, também tem ou quer ter um cachorro em um apartamento pequeno.

A Luna foi adotada na Ong Onda Animal, em Cachoeirinha. É um cachorro de porte pequeno/médio, que agora está com aproximadamente 4 ou 5 anos. Olhem que linda:

LunaTenho que confessar que quando optei por ter um cãozinho, pensei inicialmente em comprar por saber o porte que ficaria, a personalidade da raça e etc. Porém, no centro da minha cidade, tem uma feirinha de adoção todo sábado, com lindos filhotes ou cães adultos de todos os portes. Após eu e o Evandro irmos a feira no sábado, decidimos ir na terça-feira até a Ong tentar encontrar nosso cão. Foi aí que nos mostraram essa fofura, estava com o pelo longo, sujo e cheio de nó. Levamos imediatamente para o banho e no caminho já escolhemos o nome, Luna :).

Desde o início tivemos um amor a primeira vista, nosso por ela, e dela por nós, e assim a adaptação no apartamento foi muito simples. Além do amor envolvido, ela sempre foi muito higiênica, e raramente fez as suas necessidades dentro de casa. Levamos para passear de 3 a 4x ao dia para que ela possa fazer tudo na rua.

Mas nem sempre a adaptação é fácil para se ter um cachorrinho dentro de casa, então separamos algumas dicas para quem também quer ter um cachorrinho em casa.

Dicas para ter um cachorro dentro de casa:

Personalidade do cachorro

Primeiramente, você tem que entender que animais são como pessoas também, e possuem um temperamento próprio. No caso de você adotar um cachorro adulto, é mais fácil saber se ele é agitado, calmo, etc… Quando filhotes, os cães são mais ativos e com o tempo podem ficar um pouco mais tranquilos. Se o cachorro for muito medroso, ativo, temperamental pense na possibilidade de dar Florais especiais para cachorros, isso pode ajudar. Nós demos floral para o medo por uns 6 meses, e hoje a Luna está melhorando.

No caso de comprar um filhote de raça, verifique se a raça se da bem com crianças, se late muito, o porte do animal, se é calmo ou agitado, etc.

Alimentação

Certifique-se de sempre deixar água fresca a disposição e ração de qualidade, na quantidade ideal. A quantidade depende do peso do animal, mas a maioria das rações indicam na embalagem do produto. Uma boa ração também evita o mal cheiro do peludo. Sempre lave bem as tigelas.

Saúde

Mantenha a saúde do bichinho em dia, carteirinha de vacinação e vermífugos atualizados. A saúde do seu amigo é muito importante. Dê banho ou mande para o Pet Shop a cada 7 ou 15 dias. Existem também remedinhos anti-pulgas e carrapatos muito importante para todos os cães, mas principalmente para se ter um pet dentro de casa.

Vira lata x Cachorro de raça

Muita gente só pensa em comprar um cachorro, mas mantenha a cabeça aberta, pense nos cachorrinhos de rua pois eles tem muito amor para dar e você estará salvando uma vida.

Castração

A castração facilita muito no dia a dia. Nas fêmeas por elas não ficarem no cio e “menstruadas” dentro de casa, e segundo os veterinários os machos ficam menos teimosos e mais educados.

Sozinho em casa

Acostume seu cãozinho a ficar sozinho, e para que ele fique mais tranquilo sempre deixe brinquedos, água e ossos de cachorro para que ele não fique entediado ou nervoso. Quando for sair de casa, tente fazer um passeio com o seu cachorrinho para deixá-lo mais calmo. Há quem diga que deixar a televisão ligada também acalma.

Passear com o cachorro

Passeie com ele 3 a 4 vezes ao dia caso ele faça as necessidades na rua, mas pense que se a sua ideia é que ele se acostume com isso, ele não irá fazer nada dentro de casa nem mesmo em dias de chuva. Por morar em apartamento, o seu amigo irá precisar de exercícios, então passear 30min por dia é o ideal.

No apartamento

Tenha um cantinho para ele dormir e comer, e quem sabe até para fazer as necessidades em um jornal se for o seu caso. Tenha em mente que cães soltam pelo, então você precisará limpar sofás e tecidos com frequência, os pelos aparecem por toda a casa! Se o cãozinho fizer as necessidades dentro do apartamento, compre produtos específicos para que ele não faça xixi pela casa toda (como o pipi pode, pipi não pode).

Bom pessoal, essas são algumas dicas simples de quem adotou um cão, mas não é profissional! Então para mais dúvidas o ideal é conversar com um veterinário!

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *