Skip to main content

Dicas para Pintar as Paredes Internas da Casa

Uma boa pintura é capaz de renovar qualquer ambiente, seja por desgaste da cor na parede ou para mudar a decoração e cores do espaço. Mas para que realmente fique bem feito a pintura de ambientes internos ou externos, é importante ter uma mão de obra qualificada ou em casos mais simples você mesmo pode tentar fazer a sua pintura, tomando os devidos cuidados.

Quando nós recebemos nosso apê, todas as paredes já estavam pintadas de branco, mas nós preferimos alterar. E como não faríamos destaque de cores em alguma parede, e elas já estavam lisinhas, decidimos pintar nós mesmos.Como fazer a pintura de ambientes internos

Até a colocação do split, que nos exigiu contratar alguém para corrigir os fechamentos dos tubos dos splits, pois era massa corrida que não acabava mais. Veja aqui as cores que escolhemos, e a foto de um dos quartos, abaixo:

Cor escolhida nos quartos

Para quem, como nós, quer pintar a sua casa, veja abaixo algumas dicas de como pintar, escolher a cor, pintar sobre um grafiato, fazer grafiato e etc…

Como escolher a cor da tinta?

Antes de tudo, veja as marcas do mercado, e não escolha pelo preço! Pesquise as marcas e veja qual é a mais indicada no seu caso e se é necessário ser anti-mofo, sem cheiro e etc. Após escolher o produto, chega a hora de escolher a cor. O ideal é pegar a paleta de cores e olhar na vertical, pois é assim que a luz irá atingir as paredes depois. Veja em uma iluminação que irá ser próxima da que você vai usar. Exemplo: Se for usar fluorescente branca, veja a paleta sobre ela, se for usar dicróicas ou outras halógenas, é importante olhar em uma iluminação parecida.

Escolha então 2 ou 3 tons próximos ao que você quer, compre os testes e pinte uma área grande, de pelo menos uns 50cm de largura na parede onde será usada a cor. Com esses testes você conseguirá escolher a cor ideal para o seu ambiente, já que na paleta nunca fica exatamente da cor que ficará na parede. Você pode comprar os testes online no site da Suvinil ou em uma loja da sua região.

Quais os materiais que são necessários para fazer uma pintura?

Basicamente será necessário trincha/pincel para acabamentos, rolo com um extensor (cabo de vassoura), fita-crepe, massa corrida, a tinta, lixa, lona plástica para proteção, espátula, misturador e bandeja para pintura.

Como saber a quantidade de tinta a ser usada

Você precisa saber a medida das paredes e multiplicar pela altura, e depois multiplicar novamente pela quantidade de demãos que normalmente é 2 ou 3. O resultado disso dará a metragem total que deverá ser pintada. Aí basta ver nas embalagens das tintas qual o rendimento do produto. Caso tenha dúvidas, leve as medidas para a loja, que o vendedor poderá ajudar a calcular.

Como preparar o ambiente para a pintura

Analise o espaço e veja o que precisa ser protegido. Se houver algum móvel proteja com lona, ou lençóis; Rodapés, rodaforro e paredes com outra cor, proteja com fita adesiva que pode ser comprada em lojas de pintura, junto com as  tintas. Caso ainda não tenha rodapés, melhor ainda, basta proteger o piso com lona ou jornais. Também retire os espelhos das tomadas e interruptores e proteja as esquadrias e maçanetas com fita crepe.

Como preparar as paredes para pintura ficar lisa?

Primeiramente, passe massa corrida com uma espátula para corrigir pequenas imperfeições. No caso de buracos mais profundos, use gesso. Deixe secar por meia hora e passe uma lixa (normalmente nº150 para alvenaria, mas veja com o lojista a indicação para cada tipo de parede) onde foi aplicado o produto ou onde for necessário corrigir. Após terminar esse processo, é importante tirar todo o pó e sujeira das paredes para que a tinta seja aplicada e não descasque onde houver sujeiras e poeira.

Como fazer a pintura das paredes?

Pegue uma trincha e passe nos cantos das paredes, próximo ao forro e cantos das paredes onde foi colada a fita para proteção. Depois disso, use o rolo sempre no sentido vertical para aplicar a tinta no restante da parede. Deixe secar bem antes de fazer outra demão.

No caso de listras, como fazer listrado com tintas?

Após pintar a parede com a cor base, normalmente a mais clara, divida as faixas com fita-crepe, pinte com a cor desejada, e retire a fita com cuidado após secar bem. Depois, com um pincel bem fininho, preencha qualquer imperfeição que ficar nos cantinhos.
Como pintar listras nas paredes

É possível pintar por cima de uma parede com grafiato?

Se você quer apenas renovar a parede com a mesma cor, uma mão de pintura será o suficiente. No caso de trocar a cor toda, você precisará de um pouco mais de paciência, usar o rolo bem molhado e até um pincel caso seja necessário para tapar algum detalhe onde o rolo não conseguiu chegar. Você precisará fazer umas 3 demãos com o rolo para cobrir a cor existente.

Com essas dicas, com certeza você conseguirá deixar seus ambientes com as paredes mais bonitas e coloridas! Agora é simples pegar suas ideias de decoração e cores e fazer com que a sua sala ou quarto fique com um visual diferente. Quem sabe fazer umas listras, uma parede destacada com cor ou até mesmo fazer uma lousa com tinta específica preta ou verde?

Veja outras dicas de reforma para apartamento novo aqui!

Gostou? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *